Sagu de vinho com creme é uma sobremesa do sul do Brasil, feita com pérolas de tapioca, açúcar e vinho tinto.
Curiosidades:
Portanto, é típico do estado do Rio Grande do Sul, mas também consumido em Santa Catarina e Paraná.
As bolas de tapioca foram introduzidas na América Latina a partir do Sudeste Asiático através dos impérios espanhóis e portugueses.
Ou seja, no Brasil, as pérolas de tapioca ainda são conhecidas como sagu, apesar de serem feitas da mandioca nativa da América do Sul, e não de sagu.
Sendo assim eu uso o sagu neste prato tradicional, conheço por sagu de vinho, eu comia na casa da minha vó, la no Rio Grande do Sul, mas é um doce bem tradicional do sul. Usamos em festas.
Mas geralmente é misturado com açúcar e vinho tinto e servido quente ou frio, com creme branco de baunilha em cima (às vezes com claras de ovo batidas com açúcar).
Então em algumas receitas, o vinho é misturado ao suco de uva, com o intuito de deixar a sobremesa mais doce e menos alcoólica.
Iguarias, e segredos Sagu de vinho com creme
Também é comum infundir o vinho com canela e cravo para dar sabor ao prato. Saiba que sagu pode ser feito em casa, mais geralmente eu compro no mercado.
Ou seja, uma sobremesa que não é muito doce, então quem geralmente gosta deste doce são os adultos, por ser alcoólico e suave com pouco açúcar.
Apesar de que o álcool evapora quase todo.
Portanto, na região sul do Brasil, há uma preferência por sobremesas menos doces, o que explica sua popularidade do sagu no estado.
São pequenas bolinhas roxas, comparadas a caviar, com um sabor marcante e ao mesmo tempo delicado.
Esta receita é relativamente fácil de ser preparada e o seu cheiro é inconfundível. As bolinhas de tapioca são bastante calóricas porque são amido puro, sendo uma boa fonte de energia.
Aliás, eles também têm fibra alimentar, ferro, cálcio e uma pequena quantidade de proteínas.
Receita Sagu de vinho com creme
Esta receita que vamos te passar é de uma tradicional família do sul do Rio Grande do sul, aproveite para aprender a fazer pois é muito facil, e vai agradar a toda a sua familia e amigos.
Sagu de Vinho – Ingredientes:
- – 2 xícaras de sagu;
- – 4 xícaras de vinho tinto;
- – Açúcar (a gosto);
- – 6 xícaras de água.
Modo de preparo Sagu de vinho com creme
-1- Deixe o sagu em um recipiente com água durante 15 minutos de molho.
-2- Após os 15 minutos, escorra a água das perolas de sagu, e leve para ferver por 10 a 15 minutos, sempre mexendo para não grudar, e só ponha a água.
-3- Depois de mexer 15 minutos, ou quando as perolas iniciarem a ficar transparentes.
-4- Despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento.
-5-Enquanto o sagu fica escorrendo, adicione na panela o vinho, coloque também o açúcar e 1 xícara de água.
-6- Quando levantar fervura, adicione o sagu e cozinhe o mesmo por mais ou menos quinze minutos, até a maioria das bolinhas ficarem transparentes.
-7- Coloque em um recipiente e deixe esfriar.
Ingredientes Creme Branco do Sagu:
- 3 xícaras de leite integral
- ½ xícara de açúcar
- ½ xícara de leite condensado
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 qt de essência de baunilha
Modo de fazer Sagu de vinho com creme
Em uma panela, adicione os ingredientes e mexa tudo até ficar homogêneo, faça isto antes de ligar o fogo.
Então, ligue em fogo médio e mexa sem parar até ficar em uma consistência de creme, mexa sempre para não queimar e nem embolar o creme.
Portanto, ponha em um prato e tape com um plástico filme grudado no creme, para não criar a nata. Leve à geladeira, pois este creminho é o acompanhamento perfeito para pôr no sagu.
Você também pode fazer claras em neve, um merengue delicioso, com raspas de limão, para dar um toque de beleza quando for servir o doce.
Saiba que você pode usar o creme e o merengue juntos, por cima do sagu. Por fim, sua sobremesa gaúcha vai fazer sucesso em todo o lugar que você estiver.
Divina Cocina – Sempre trazendo dicas e receitas para você!