Descubra as maravilhas da culinária mundial com as melhores receitas do Divina Cocina!
Vatapá de pão com camarão

Vatapá de pão com camarão

p u b l i c i d a d e

Se você ainda não conhece o vatapá de pão com camarão, sugiro que dê uma chance para essa receitinha maravilhosa e super simples que trouxemos pra vocês.

Muito típico na culinária baiana, hoje trouxemos uma forma ainda mais simples de fazer esse delicioso vatapá de pão com camarão.

Se você ama receitas que envolvem camarão e ama testar pratos novos, então de fato esta é uma boa sugestão para você.

Preparamos o passo a passo completo dessa receita, incluindo algumas dicas, acompanhe abaixo:

(Imagem retirada do canva-Pró-Google)

Vatapá de pão com camarão

Ingredientes

  • Sal a gosto
  • pimenta dedo de moça
  • azeite de dendê 100ml
  • leite de coco 200ml
  • 6 pães amanhecidos
  • 1 creme de leite (caixinha)
  • 2 cubos de caldo de legumes
  • 1 cebola picada em cubos
  • 1,5L de leite (Caso queira substituir por água fica a seu critério)
  • 1 kg de camarão (fresco)
  • Molho de pimenta 1 colher (ingrediente opcional, você pode colocar menos caso não goste muito de pimenta, ou não colocar, fica a seu critério).

Modo de preparo do vatapá de pão com camarão

Primeiramente, você deve cortar 6 pães em fatias. Feito isso, em uma grande tigela ou bacia, acrescente as fatias de pães e as umedeça despejando leite 1,5 de leite. Reserve por 15 minutos.

p u b l i c i d a d e

Em seguida se o camarão ainda não estiver limpo, realize a limpeza padrão e na sequência retire a calda (“rabinho” do camarão) de todos eles, um a um e as reserve em um outro recipiente (não jogue fora).

Contudo, corte uma cebola em rodelas ou em pedaços, somente para facilitar ao triturar e adicione no liquidificador, uma cebola picada, um dente de alho, 1 copo americano de água seguido da calda do camarão que estava reservada, então triture tudo muito bem.

Após triturar tudo muito bem, escoe com a peneira essa mistura e reserve.

Preparando os temperos para o vatapá de pão com camarão

Primeiramente corte duas cebolas, 2 dentes de alho e 1 pimenta dedo de moça. Corte em pedaços bem pequenos, ou caso tenha um triturar você também pode triturar todos esses ingredientes juntos.

p u b l i c i d a d e

Em uma frigideira acrescente 100 ml de azeite de dendê, deixe que o azeite esquente um pouco e na sequência adicione todo o tempero picado (Cebolas, alho e a pimenta).

Contudo, após acrescentar todo o tempero em seguida adicione os camarões e os deixe refogar bem no tempero e no dendê.

Então, novamente no liquidificador acrescente metade da mistura de pão umedecido no leite e reserve a outra metade restante.

No liquidificador, juntamente com os pães umedecidos, coloque 2 tabletes de caldo de legumes e bata tudo muito bem, desligue o liquidificador e reserve.

Por fim, na outra metade que sobrou do pão umedecido, acrescente o caldo feito com os rabinhos do camarão e com uma espátula ou colher de pau, misture muito bem amassando o pão e o envolvendo muito bem nessa mistura.

Após amassar os pães muito bem e os envolver nessa mistura, acrescente na tigela com o restante do pão umedecido e com o cadinho do rabo do camarão, toda a mistura batida no liquidificador, mexa tudo muito bem.

p u b l i c i d a d e

Como nesse processo todo, o camarão já está no fogo agora o desligue e passe o camarão para uma panela maior.

Feito isso, despeje toda mistura de pão na panela com camarão e leve ao fogo, acrescentando 1 colher de molho de pimenta e 200ml de leite de coco (1 vidrinho). Mexa toda essa mistura e deixe cozinhar em fogo baixo, por em média 30 minutos (Pode variar, portanto observe a consistência).

Por fim, ao longo do período que o vatapá estiver no fogo, sempre fiscalize, mexendo uma vez ou outra, para que ele não queime ou grude na panela.

Finalizando o Vatapá

Contudo, após deixar o vatapá cozinhar bem e você perceber que ele ganhou consistência, acrescente 1 caixa de creme de leite seguido de salsinha, cebolinha ou o tempero que preferir, desligue a panela e mexa tudo muito bem, para que todos os ingredientes se misturem.

p u b l i c i d a d e

Com o que servir o Vatapá

Por fim, o vatapá de pão com camarão, pode ser servido com frango caipira, com peixes diversos, acompanhado de um pão sírio, ou basicamente um arroz branco fresquinho.

p u b l i c i d a d e
Total
0
Shares
Previous Article

Pão de queijo fácil e rápido -  Não precisa sovar e nem liquidificador

Next Article
Churros

Churros super fácil

Related Posts