Descubra as maravilhas da culinária mundial com as melhores receitas do Divina Cocina!
Nhoque de batatas

Nhoque de batatas

p u b l i c i d a d e

Essa deliciosa receita de nhoque de batatas é a escolhida de hoje! De fato as receitas com batatas fazem muito sucesso e isso não há como negar.

sabendo disso, trouxemos hoje pra vocês essa deliciosa e super simples receita de nhoque de batatas, que além de simples você vai precisar de poucos ingredientes.

Se você sempre evitou fazer nhoque por achar muito complicado, hoje vamos te ajudar a deixar esse pensamento de lado

Acompanhe logo abaixo essa receitinha completa e aprenda de vez a fazer esse prato maravilhoso:

(Imagem retirada do canva-Pró-Google)

Ingredientes para o nhoque de batatas

  • Salsinha a gosto
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 xícaras de farinha de trigo aproximadamente.
  • 1kg de Batata (Dê preferência para a batata asterix, pois ela deixará a massa mais seca, justamente por ter mais amido e você consequentemente usará menos farinha na sua massa de nhoque de batatas. Mas caso não tenha, utilize a batata comum só observe a consistência, pois provavelmente vai precisar de mais farinha).
  • p u b l i c i d a d e
  • Sal a gosto
  • Queijo parmesão a gosto ou aproximadamente 50g
  • 340g de molho de tomate

Modo de preparo do nhoque

Primeiramente, acrescente as batatas descascadas e cortadas ao meio na panela de pressão, juntamente com um pouco de sal e assim que a panela pegar pressão, deixe por aproximadamente 5 minutos. Quando você observar que as batatas já estão devidamente cozidas vá para o próximo passo!

Na sequência, acrescente a batata cozida em uma tigela e a amasse muito bem, para que ela fique com uma aparência de purê, comece amassando com o auxilio de um garfo para não se queimar.

Feito isso, acrescente os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de manteiga e 1 gema de ovo. Misture bem esses ingredientes na massa com uma colher (experimente para verificar o sal)

Contudo, após misturar bem os ingredientes vá adicionando a farinha de trigo aos poucos em quanto mexe a massa com as mãos, apenas para envolver o trigo e os demais ingredientes na massa (não precisa sovar).

p u b l i c i d a d e

Você deve ir adicionando a farinha de trigo, a medida em que observa que isso é necessário, o ponto ideal da massa é quando ela já estiver desprendendo das mãos e já estiver mais seca e fácil de manusear.

Enrolando a massa de nhoque de batatas

Por fim, enfarinhe uma superfície, podendo ser uma mesa ou bancada por exemplo e chegou o momento de enrolar o nhoque.

Para isso, tire um pedaço da massa e enrole em formato de “cobrinha”, isto é, uma longa tira, feito isso, corte na espessura de um dedo, formando pequenos quadrados como mostra a imagem abaixo:

(Imagem retirada do canva-Pró-Google)

Cozinhando o nhoque

Em uma grande panela com água fervendo, adicione o nhoque de pouco em pouco, de forma que ele fique espalhado na panela para evitar que grudem entre si.

Por fim, o ponto ideal de cozimento é quando as massinhas de nhoque começarem a subir para a superfície da água, este é o ponto ideal.

p u b l i c i d a d e

Contudo, após o nhoque atingir o ponto de cozimento, escorra bem e vá adicionando a massa na travessa em que pretende montar a receita.

Montando o nhoque de batatas

Sugestão

Então agora com a massa já cozida e disposta em uma travessa, acrescente o queijo parmesão a gosto e misture.

Feito isso, despeje o molho de tomate e pode saltear com queijo parmesão novamente, leve ao forno apenas para gratinar em torno de 10 minutos. Por fim, salteie cebolinha ou salsa.

Como congelar o nhoque?

O bacana dessa receitinha é que você não precisar cozinhar todo o nhoque no mesmo dia, você pode congelar, por exemplo, coloque o mesmo distribuído em uma travessa (Um não pode sobrepor o outro, para não grudar) e leve para o congelador, assim que congelar, transfira o nhoque para um pacotinho e deixe-o congelado pelo tempo que quiser. Para cozinhar basta fazer da mesma forma que já ensinamos aqui na receita.

p u b l i c i d a d e

Dicas divina

A forma de montar o nhoque que fizemos aqui, é apenas uma sugestão. Você pode fazer da maneira que achar melhor.

O molho branco, molho carbonara e principalmente o bolonhesa são ótimas opções para acompanhar essa receita, portanto escolha e faça o nhoque com o molho da sua escolha.

p u b l i c i d a d e
Total
0
Shares
Previous Article
Pate Sardinha

Patês de sardinha duas receitas para você se deliciar

Next Article
frango assado e recheado

Frango assado e recheado

Related Posts