Kafta caseira simples. Essa maravilhosa mistura de carne moída é sempre bem vinda seja naquele churrasco tradicional ou em qualquer outra ocasião.
de fato, a kafta pode ser comprada pronta em qualquer super mercado ou açougue, mas nada melhor do que fazer a sua própria kfta caseira e simples, com seu próprio tempero e ingredientes.
Além de muito mais saborosa, a kfta caseira também é uma receita prática e com ingredientes super acessíveis.
Aprenda a fazer agora mesmo esse prato delicioso, veja logo abaixo:
Kafta caseira simples
Ingredientes
- Cominho em pó- A gosto
- Sal- A gosto
- Pimenta do reino- A gosto
- Hortelã picada- A gosto (Opcional)
- Salsinha picada- 5 colheres de sopa
- Azeite- 1 colher de sopa
- Carne moída 500g (da sua preferência)
Como escolher a melhor carne para a receita
A escolha ideal é de fato a carne vermelha, podendo ser tanto a bovina quanto de cordeiro. Na receita que estamos trazendo hoje, optamos pela carne vermelha bovina.
Os cortes mais utilizados para fazer essa maravilhosa receita de Kafta, são: paleta, acém, coxão mole ou até mesmo coxão duro.
Como uma dica extra, sugerimos que evite escolher carnes muito secas como o patinho por exemplo.
Opte por carne com mais gordura, isso deixará a sua receita muito mais saborosa e suculenta.
Se você optar por carnes mais magras irá necessitar de mais umidade nos ingredientes, portanto, carnes mais gordurosas como acém por exemplo, mantém a suculência de forma natural.
Modo de preparo
Primeiramente, em um processador acrescente 500g de carne moída da sua escolha, 1 colher de sopa de azeite, 5 colheres de sopa de salsinha picada, hortelã a gosto (opcional), sal a gosto, cominho em pó e pimenta do reino, também a gosto.
Após acrescentar todos os ingredientes, bata um pouco, apenas para que tudo se misture.
Feito isso, transfira toda mistura para uma grande tigela e vá mexendo com o auxilio das mãos, misturando muito bem.
A carne vai ficar em uma textura semelhante a uma massa (faça isso com a carne ainda gelada, se for o caso, leve uns minutos para a geladeira antes de modelar).
Modelando a kafta
Contudo, para modelar a kfta adicione os espetinhos em um recipiente com água, dessa forma não irão queimar quando forem para o forno.
na sequência, umedeça as mãos e pegando um punhado de carne por vez, vá envolvendo a mesma no espeto e dando forma a kafta.
Você pode modelar da forma que preferir, seja maior, menor, mais grossa ou mais fina, isso fica ao seu critério, o que de fato pode interferir no tempo de preparo.
Finalizando a Kafta caseira simples
Por fim, essa deliciosa receita pode ser feita no forno, em uma churrasqueira, ou até mesmo na frigideira, o que vamos te ensinar agora mesmo.
Primeiramente coloque a frigideira em fogo alto e pincele mesma com um pouco de óleo, após se certificar que a mesma esteja bem quente, vá colocando os espetos e os deixe por em média 2 ou 3 minutos.
Passando esse período, verifique se o espeto já está descolando da frigideira e esse é o momento de virar, o que sugiro que seja feito com o auxilio de um pegador, faça isso com cuidado para que a kafta não desmanche.
Por fim, dessa forma, vá virando até que todos os lados da kafta estejam bem assados!
Não tenho um processador, o que fazer?
Caso você não tenha um processador, não precisa ficar preocupado ou desistir de fazer a receita, trouxemos também uma sugestão muito simples para você.
Quando você for ao super mercado, ou açougue para comprar a carne moída, peça para que ela seja moída duas vezes, o que vai facilitar muito o processo de modelagem.
Feito isso, coloque tudo em uma tigela grande, e misture todos os ingredientes da mesma maneira.