Descubra as maravilhas da culinária mundial com as melhores receitas do Divina Cocina!
Batata souté

Como cozinhar batatas soute perfeitas

p u b l i c i d a d e
Batata souté
imagem Canva Pró – Google

As batatas soute são ainda melhores do que batatas fritas? As batatas soute perfeitas.

Fiquei um pouco perplexo quando as batatas soute apareceram na lista de sugestões para uma refeição.

Além disso, tinha sérias dúvidas se alguém se daria ao trabalho de cozinhar em casa cubinhos de batata tão estranhas e gordurosas.

As batatas soute podem tirar o seu nome dos franceses “para saltar” (graças à ação de as atirar para a panela).

Mas, fiz um pouco de pesquisa, e eis que percebi que existem dois tipos de batatas soute, tal como:

Existem as bem feitas e as mal feitas. Há o tipo de batata lixo, mole, bege e oleosa, e há as batatas douradas, crocantes e quentes e generosamente temperadas, a meio caminho entre batatas fritas e batatas soute.

Mas como é que as tornamos deliciosas?

Variedade e desempenho:

Portanto, A maioria das receitas de batatas soute chamam especificamente por uma variedade cerosa (mais comum nos Estados Unidos do que na França, ou no Brasil).

Ou seja, tendo uma “textura fofa”, porque frita as batatas cruas, em vez de as pré-cozinhar (das quais mais tarde), não se desfazem na frigideira. Mas a textura é definitivamente menos saborosa e crocante do que uma restaurante francês inteligente. A solidez, e o sabor amanteigado franceses funciona muito melhor.

p u b l i c i d a d e

Outra Dica Divina:

Porém, devemos cozinhar as minhas batatas soute inteiras, embora me obriguem a esculpi-las em “formas alongadas de azeitonas, de 2 a 2½ polegadas de comprimento” primeiro.

Corte-as ao meio, enquanto quase todos os outros sugerem fatias de 5mm a 1cm, ou também para cubos de 2cm, e o Good Food sticks com os “pedaços” não específicos.

Quanto maior a área de superfície, percebo, maior a oportunidade de crocante – portanto as fatias finas revelam-se ideais, permitindo apenas espaço suficiente para um contraste na textura entre o interior e o exterior da batata.

Os quadrados lembram-me desagradavelmente os meus velhos inimigos do buffet e são desqualificados por razões estéticas, e as batatas inteiras de criança, embora elegantes no prato, são basicamente apenas cozidas a vapor com um verniz decepcionantemente fino de crosta dourada.

Com casca ou sem casca?

As batatas cerosas aqui disponíveis são frequentemente colhidas enquanto são suficientemente pequenas para saladas, com peles tão finas e delicadas, o descasque é definitivamente opcional no que me diz respeito.

Ou seja, ferve nas suas peles, por razões de sabor, e depois descasca-as antes de as fritar.

p u b l i c i d a d e

 Não se trata apenas de uma questão de preguiça, as peles esfarrapadas estalam lindamente, dando às batatas soute uma textura mais interessante.

Como cozinhar batatas soute perfeitas ?

Gordura:

O azeite é a escolha mais comum de meio de fritura; ao contrário da manteiga, não queima a estas temperaturas, e se faltar aquele sabor rico (este é um clássico francês, afinal de contas), pode sempre acrescentar um botão de manteiga no final.

Pode também saltear as suas batatas em gordura de toucinho, cozinhadas a partir de banha de porco cozida ao lado das batatas.

O bacon a pingar é sempre bem-vindo, mas aqui penso que é apenas um pouco … 

Ou seja, bacon dá às batatas uma cor castanha dourada ligeiramente apetitosa.

 Prefiro a gordura de óleo: torna as fatias mais crocantes, mas com uma riqueza de sabor mais subtil. 

Portanto os vegetarianos devem substituí-la pela combinação de óleo e manteiga acima mencionada.

Extras:

A batata soute pode ser personalizada da forma que quiser (bacon e cebola), mas a receita básica tradicional apresenta quase sempre alho e salsa picada.

Ou seja, adicione ambos no final, mas acho o alho cru demasiado duro, e o mesmo se aplica à batata branca.

p u b l i c i d a d e

Pelo contrário, espetar um dente esmagado na água da cozedura, é muito sutil. Cozinhar um cravo picado juntamente com as batatas, corre o risco de queimá-lo, o melhor, penso eu, é acrescentar no último minuto, só para tirar o sabor cru.

Salsa picada é a escolha clássica da erva, mas a utilização de uma mistura de estragão, salsa e cebolinho, que é ainda melhor se os tiver à mão – combinados com o alho, são a França num prato.

Perfeito com um bife, um pedaço de peixe, ou, de fato, um belo ovo frito.

Batatas soute perfeitas:

Serve 2 Pessoas:

500g de batatas cerosas pequenas (Charlotte são ideais)

1 colher de sopa de gordura de pato ou de azeite (se utilizar azeite, adicionar uma noz de manteiga no final da cozedura).

1 dente de alho, finamente cortado.

2 colheres de sopa de salsa picada, estragão e cebolinho (ou qualquer combinação destes três).

Modo de fazer batatas soute :

1.Colocar a batata numa panela de água fria bem salgada e deixar ferver.

Sendo assim, ferva em fogo brando durante cerca de 15 minutos (dependendo do tamanho) até ficar apenas tenra. Escorra bem, e volte à panela quente a vapor durante alguns minutos.

p u b l i c i d a d e

2. Quando estiver fresco o suficiente para o manuseamento, cortar em fatias de 5mm. Aquecer a gordura ou óleo do pato numa panela em fogo médio-alto e depois adicionar a batata numa única camada, cozinhando-a em lotes, se necessário. Tempere e deixe cozinhar sem mexer até dourar. Virar e repetir.

3. Adicionar o alho à panela e refogar brevemente (adicionar a manteiga neste ponto, se estiver a usar), depois escorrer em papel de cozinha, espalhar com ervas e servir imediatamente.

Batatas soute: melhor do que batatas fritas.

.

p u b l i c i d a d e
Total
20
Shares
Previous Article
Torta mousse de chocolate

Torta de mousse de chocolate meio amargo

Next Article

Bolo de baunilha sem ovos

Related Posts