Descubra as maravilhas da culinária mundial com as melhores receitas do Divina Cocina!
Cocada saborosa

Cocada Simples

p u b l i c i d a d e

Se você ama Cocada Simples e quer aprender a fazer, de fato essa receita é para você!

Com poucos ingredientes e um processo super simples, é uma boa opção para servir após aquele almoço de domingo, ou se você está com vontade de provar um doce diferente.

Essa receita simples é uma das minhas cocadas favoritas e tenho certeza que você vai amar também, e por incrível que pareça você não precisará de leite condensado, então venha aprender a fazer essa receitinha maravilhosa!

Separamos também mais duas receitas extras no final, confira logo abaixo:

(Imagem retirada do canva-Pró-Google)
p u b l i c i d a d e

Cocada simples

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite em pó
  • 100 ml de leite de coco
  • 1/2 xícara de água
  • 3 xícaras de coco ralado
  • 2 xícaras de açúcar

Modo de preparo

Inicialmente, em uma panela grande, em fogo baixo, adicione 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de coco ralado e 100 ml de leite de coco.

Mexa os ingredientes da panela, até que o açúcar derreta e consequentemente a cocada fique em uma consistência mais amolecida. É importante não parar de mexer pois essa mistura gruda facilmente, o que pode interferir na cor e sabor da receita.

Após todo o açúcar ter derretido por completo, acrescente 1/2 xícara de água e continue mexendo muito bem, até que toda a mistura cozinhe.

Deixe cozinhar até que você passe a espátula na panela e consiga ver o fundo.

Na sequência, após ter atingido esse ponto, dissolva com um pouco(Não coloque em excesso) de água 1/2 xícara de leite em pó e acrescente essa mistura na panela juntamente com a cocada, sempre mexendo muito bem, após adicionar a mistura com leite em pó, mexa por em média 3 minutos.

Você vai perceber algumas mudanças, como por exemplo, a cocada irá desgrudar com facilidade do fundo da panela, a massa ficará mais pesada a medida que você for mexendo.

p u b l i c i d a d e

Por fim, desligue o fogo e transfira a coca da para uma forma untada com manteiga e deixe esfriar por em média 20 minutos, feito isso corte em formato de quadrados e deixando ainda na forma, espere que esfrie novamente, agora por completo.

p u b l i c i d a d e

Prontinho, sua receitinha já está pronta para ser servida!

A origem da cocada

No fantástico livro de receitas de cozinha africana “O Tempero da Morena”, de Eunice Meneses e Sónia Trigueirão, há uma receita de cocada, tipo bombocado feito no Brasil. A “ cocada ” tem diversas variações, podendo ser, “ branca ”, ou “ preta ”, sendo que a cocada preta, é feita com açúcar caramelizado, podendo também ter variação de sabores acrescentando frutas como abacaxi, maracujá (A de maracujá é uma da melhores, na minha opinião), cupuaçu, etc.

Contudo, podemos observar que a cocada é um doce muito popular no Brasil e tem origem africana. Além de um doce muito saboroso, existem diversas variações isto é, tem opção para todos os gostos.

Cocada branca e preta

Ingredientes

  • 300 g de coco fresco ralado
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de leite condensado adoçado

Modo de preparo

Primeiramente, você deve abrir o coco e retirar a pele marrom apenas da metade (faremos duas cocadas diferentes, uma com casaca e outra sem).

Na sequência, rale o coco, separando a parte com a casca marrom da parte descascada.

Fizemos meia receita com coco descascado ralado (branco) e meia receita usando coco ralado com a casca marrom, para mostrar a diferença entre as duas alternativas, lembrando que o passo a passo é o mesmo.

p u b l i c i d a d e

Misture TUDO em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até que a mistura “se solte” do fundo da panela.

De fato demora cerca de 10 minutos. Com a massa ainda quente faça formas com duas colheres de sopa e disponha as “cocadas” em uma assadeira com papel manteiga. Deixe secar ao ar ou ao sol. Armazenar em temperatura ambiente.

Rendimento: 10 “cocadas”

p u b l i c i d a d e
Total
15
Shares
Previous Article
Almondega de frango

Almôndegas de frango light

Next Article
Bolo de milho salgado

Bolo salgado de milho com presunto e queijo Mussarela

Related Posts