Pão sírio simples

Hoje vamos te ensinar a fazer esse maravilhoso pão sírio simples. Além de muito saboroso, esse prato é super fácil de fazer e você vai precisar de poucos ingredientes.

ANÚNCIOS

Esse maravilhoso pão, pode ser recheado de diversas formas, você pode ficar a vontade para utilizar a criatividade.

Você pode o servir com falafel, que inclusive já temos uma receitinha aqui, pode o consumir com homus, patês diversos, em fim há muitas opções saborosas para você!

ANÚNCIOS

Acompanhe logo abaixo o passo a passo completo e aprenda a fazer essa receitinha maravilhosa:

Pao sirio
(Imagem retirada do canva-Pró-Google)

Ingredientes Pão sírio simples

  • Você precisará de 1 colher de sal (chá)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • utilizará 1 xícara de 240ml de água
  • 1/2 envelope de fermento biológico seco
  • Utilize 1 colher (chá) de açúcar
  • E por fim você vai precisar de 3 xícaras de farinha de trigo e 1/2, isto é, em torno de umas 420g

Modo de preparo

Primeiramente na tigela da batedeira planetária, acrescente os seguintes ingredientes para o preparo do pão sírio: 1/2 envelope do fermento biológico, 420g de farinha de trigo, e 1 colher de chá de açúcar. Feito isso, mexa tudo com uma espátula.

ANÚNCIOS

Então, após misturar os ingredientes, acrescente 1 xícara de água (temperatura ambiente), 2 colheres de azeite e 1 colher de sal.

Contudo, após colocar todos os ingredientes coloque o gancho da batedeira pois como a massa é mais pesada, não pode ser feita na batedeira simples tradicional e então deixe a massa batendo por pelo menos de 8 a 10 minutos em velocidade média.

ANÚNCIOS

O ponto ideal da massa é que ela fique lisa, é normal que ela pareça um pouco mais úmida.

Então, assim que a massa atingir o ponto ideal, unte uma tigela com azeite, forme uma bola com a massa e a coloque na tigela.

Clique Aqui e Veja:   Macarrão com Creme e Tomate: Uma Delícia para o Almoço de Todos os Dias!


Agora tampe essa tigela com uma pano e a deixe descansar em um local um pouco mais quente. Uma dica é ligar o forno em temperatura máxima por 2 minutos, desligue e só então coloque a tigela com a massa.

Deixe descansar por em média 35 a 40 minutos, o foco é que a massa dobre de tamanho.

Finalizando a massa

Enfarinhe uma bancada, pode ser a mesa por exemplo e de forma cuidadosa coloque a massa.

Agora, vá pressionando a massa para que ela forme um círculo maior. Assim que ela atingir um tamanho ideal para você, corte-a em 8 fatias.

Modelando o pão

Após fatiar a massa em 8 partes, você vai pegar as fatias uma a uma, junte as pontinhas para baixo e as aperte bem, de forma que elas fiquem bem unidas, coloque a massa na bancada e agora é só bolear. Repita o processo em todas as fatias.

Por fim, enfarinhe uma assadeira grande e posicione as bolinhas deixando espaço entre elas (já que irão crescer), agora tampe a assadeira com um pano novamente e deixe descansar por pelo menos 20 minutos.

Feito isso, você verá que a massa já cresceu, então com um rolo ou uma garrafa de vidro(também enfarinhe), passe na massa apertando dos dois lados, como se estivesse abrindo uma pizza pois é muito importante preservar o formato arredondado da massa.

Agora pegue um pano de prato limpo, e adicione o disco concluído e o dobre, tampando, repita o processo com as outras 7 partes.

Pré aqueça o forno a 230° por um período de 15 minutos, colocando a assadeira vazia que você vai utilizar para que ela aqueça também, passado esse período, retire com cuidado a assadeira quente do forno e posicione o disco com o lado que ficou encostado no pano, para cima.

Clique Aqui e Veja:   Panqueca de carne moída com milho e requeijão cremoso uma delícia para qualquer dia da semana

Coloque as massas e leve para o forno por pelo menos 8 minutos. E o seu pão sírio já está pronto para ser consumido!

Não tenho batedeira, o que fazer?

Caso você não tenha uma batedeira planetária com um gancho, você vai fazer tudo da mesma forma, porém ao invés de usar a batedeira, você vai sovar com as mãos por em média 15 a 20 minutos até que a massa fique bem lisa e elástica, você vai notar que ela é um pouco mais grudenta, mas isso é normal.

Divina Cocina!