Bolo de fubá sem leite

Essa receita maravilhosa de bolo de fubá sem leite é a mais simples que você vai ver hoje!

ANÚNCIOS

Com apenas 4 ingredientes, sendo água um deles, você vai se surpreender com a leveza e sabor desse bolo incrível.

De fato o bolo de fubá é aquela lembrança nostálgica que com certeza sua mãe ou sua avó já fizeram em algum momento da sua infância

ANÚNCIOS

Então, hoje trouxemos essa receita ainda mais simplificada e saborosa pra você.

Aprenda hoje mesmo a preparar esse bolo de fubá super fofinho e delicioso, siga os passos abaixo e se surpreenda com essa receitinha mágica e saborosa:

ANÚNCIOS
Bolo de fubá sem leite
Canva

Bolo de fubá sem leite

Ingredientes

  • 4 ovos – Separar a clara da gema
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado ( recomendamos a marca união, mas podendo ser usada a de sua preferencia)
  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso (recomendamos a marca yoki, podendo ser usada a marca de sua preferencia)
  • 2 colheres (sopa) de água mineral

Como fazer o bolo de fubá sem leite

Primeiramente, separe a clara e reserve. Em uma grande tigela adicione 4 gemas juntamente com 1 xícara de açúcar refinado

Com o auxilio de um fouet (caso não tenha sugiro fortemente que adquira, pois é um utensílio super prático) mexa muito bem, para que todos os ingredientes se misturem.

O ponto ideal dessa mistura, é quando a mesma estiver bem clara e líquida e consequentemente, o açúcar e as gemas estiverem de fato bem misturados.

Em seguida, acrescente na mesma tigela 1 xícara de fubá seguido de 2 colheres de sopa de água, novamente mexendo muito bem com um fouet (ou colher de pau, caso não tenha).

Contudo, em uma batedeira, acrescente a clara (que já separamos no inicio da receita) e bata até que a mesma fique bem firme e dobre de volume.

Por fim, coloque a clara em neve aos poucos na tigela com a mistura de fubá e vá mexendo, para que a clara em neve e a massa se misturem muito bem

Contudo, em uma assadeira devidamente bem untada com manteiga ou óleo e farinha de trigo (ou fubá caso prefira) despeje toda a massa e leve ao forno pré aquecido a 180°.

Deixe assar até que o bolo fique bem dourado por cima e como sempre sugerimos aqui, faça o teste do palito, saiu limpo, bolo pronto!

Não, eu não esqueci do fermento, hehehe por incrível que pareça esse ingrediente não se faz necessário pra essa receitinha. Maravilhoso, não é mesmo?!

Com o que servir esse bolo?

Esse bolo maravilhoso cai super bem com aquele cafezinho preto básico ou até mesmo um chazinho de sua preferência.

pode ser uma ótima sugestão para um delicioso café da manhã ou lanche da tarde.

caso você queira surpreender as visitas com uma receita simples e rápida essa é a melhor sugestão, com toda certeza!

Como surgiu o bolo de fubá

Tem como resistir a um bolo de fubá tradicional quentinho e delicioso? O Brasil é conhecido por seus bolos maravilhosos, e o bolo de fubá é um dos mais amados e conhecido.

Uma fatia deste bolo de fubá leve e doce combina perfeitamente com o seu café/chá da manhã ou da tarde.
O bolo de fubá é típico de Minas Gerais, mas esse bolo foi criado primeiro pelos africanos.

Durante o período colonial, os portugueses trouxeram para o Brasil escravos vindos da África. O povo africano de fato nos deu muitos tesouros, incluindo até mesmo vocabulário, mas a contribuição para a culinária é igualmente significativa, seja pelos bolos e outros pratos derivados do milho, que ainda hoje fazem parte da culinária brasileira.

Na verdade, a palavra “fubá” é na verdade uma palavra africana que significa “farinha” que é feita com milho.

Dica: Antes de colocar o bolo para assar, salpique sobre ele alguns pedaços de goiabada, ou se preferir, faça uma calda de goiabada. Para isso basta cortar a goiabada em pedaços pequenos, colocar em um recipiente próprio para micro-ondas com um pouco de água e ir levando ao micro-ondas de 30 em 30 segundos, e mexendo até que a goiabada derreta, depois é só colocar sobre o bolo.

E então, o que achou da Receita de Bolo de Fubá sem Leite? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais receitas, continue acompanhando o Divina Cocina!