Receita simples de homus

Esta maravilhosa Receita simples de homus vai te surpreender! Feito com grão de bico, tahine, limão, azeite e alho. É cremoso e suave, e é incomparável ao homus comprado em lojas, que é grosso e azedo.

ANÚNCIOS

Homus é um molho popular para wraps do Oriente Médio como Shawarma e Doner Kebab. Espalhe o homus generosamente sobre os pães antes de empilhar as carnes marinadas e os legumes frescos!

Eu crio meu homus com a mesma consistência que é servido no Oriente Médio, que é muito mais solto do que o molho comprado na loja. A consistência é semelhante a um ketchup grosso. É, no entanto, muito mais fino do que a variedade comprada em loja.

ANÚNCIOS

É servido espalhado em um prato no Oriente Médio, depois girado com as costas de uma colher e regado com azeite (que se acumula nos redemoinhos). Em seguida, cubra com o grão de bico reservado e um toque de páprica. Minha principal dica é servir em temperatura ambiente! Faz uma diferença enorme no sabor e na cremosidade.

Receita simples de homus
imagem canva pró

Ingredientes para a receita simples de homus

  • 400g de grão de bico enlatado (1 lata), escorrido (reserve o líquido e alguns grãos de bico para decorar)
  • 1 dente de alho médio, picado
  • 1/4 xícara de líquido do grão de bico enlatado
  • 1/4 xícara de suco de limão fresco
  • 1/2 xícara de tahine, descascado (pasta de gergelim), bem misturado antes de usar
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • Sal e pimenta

Decoração para a receita de homus

Pitada de colorau, mais azeite e grão de bico reservado

ANÚNCIOS

Modo de preparo do homus

Primeiramente reserve para enfeitar: 10 grãos de bico para enfeitar.

Clique Aqui e Veja:   Arroz da tasmania vegano!

Na sequência, em um processador de alimentos ou liquidificador, misture o restante do grão de bico, alho, limão, tahine e azeite. Bata até que a mistura se assemelhe a uma pasta.

ANÚNCIOS

Tempero – Então adicione sal e pimenta a gosto; se estiver usando grão de bico enlatado, adicione sal gradualmente porque a salinidade varia de acordo com a marca.

Molho fino – Contudo despeje o líquido reservado da lata (do grão de bico). Bata por alguns minutos, ou até ficar homogêneo – mas lembre-se de que haverá pequenos grãos microscópicos nele, portanto, não será completamente suave, mas esta é a textura original do homus.

Ajuste – Por fim ajuste o limão e o sal a gosto e adicione líquido adicional para diluir. Deve ter a consistência de ketchup quando cair.

Contudo, sirva da maneira tradicional: coloque uma colher generosa de homus em uma travessa ou tigela rasa. Espalhe com uma colher e agite-o na superfície. Regue com azeite extra e polvilhe com páprica antes de cobrir com grão de bico guardado.

Dicas divina

Grão de bico – Eu preparo homus com grão de bico enlatado na maioria das vezes porque quando eu quero, preparar a receita decido de última hora e isso evita todo o processo de deixar o grão de bico de molho, entre outros.


Caso utilize o grão de bico seco – Use um pouco menos de 1/2 xícara de grão de bico seco (100g) – uma vez cozido, será aproximadamente a quantidade de grão de bico em 1 lata de 400g. Cozinhe na panela de pressão ou em uma panela comum.

TAHINI – é uma pasta de gergelim que pode ser encontrada na maioria das grandes lojas hoje em dia. Algumas marcas se separam rapidamente, resultando em lodo grosso no fundo e óleo/líquido na superfície. ANTES DE USAR, MISTURE BEM! Mantém-se na despensa durante meses e meses (não é necessário refrigerar).

Clique Aqui e Veja:   Rosquinha de polvilho fit!

CONSERVAÇÃO: Leve à geladeira em um recipiente hermético por até 5 dias. Também pode ser congelado por exemplo, uma vez descongelado, misture bem.

Divina Cocina!