Receita fácil de Tofu Crocante

Nossa família não come muita carne e o tofu é um ingrediente fundamental em nossa dieta. O bloco à base de soja – a forma encontrada na loja – é tão versátil que é difícil pensar em outro ingrediente que possa ser tão completamente transformado pela maneira como você o saboriza e cozinha.

Eu faço mexidos de tofu, cubo-os para curry e frituras, e asso lajes com molho de churrasco. Minha maneira favorita de desfrutar de tofu é em cubos com uma crosta crocante, servido simplesmente mergulhado em molho, jogado em saladas ou com arroz.

A melhor maneira de fazer tofu crocante

Comece pressionando um bloco de tofu firme ou extra-firme para remover o excesso de água – ele vem sentado em uma banheira de água. O interior ainda ficará úmido, mas isso permitirá que o tofu absorva um pouco da marinada e forme uma crosta externa seca.

Enquanto você tem duas opções básicas para crocância – fritar ou assar – eu gosto de assar meu tofu. Assar requer menos óleo e é muito mais prático.

Depois de pressionar a água, você terá tofu crocante em cerca de meia hora. Cubra o tofu e jogue-o em uma marinada simples de óleo, molho de soja, vinagre de arroz e uma pitada de açúcar.

Adicione o amido de milho e a farinha de rosca diretamente na tigela e misture. Uma rápida camada de spray de cozinha ajuda o exterior a ficar crocante sem perturbar a crosta.

Escolhendo o tofu certo

O tofu está disponível em uma variedade de texturas, de sedosa e macia a média e firme. Procure tofu extra-firme ou firme para esta receita.

O tofu extra-firme ou firme pode resistir a ser pressionado e depois jogado em uma tigela, onde o tofu macio e médio se desfaz. A firmeza também fornecerá uma textura carnuda satisfatória, bem como a crosta crocante.

Por que pressionar o tofu

Pressione o tofu para remover o excesso de água usando pressão. Isso ajuda a manter sua forma e crocante, minimiza o desmoronamento e permite que ele absorva a marinada.

Se você fizer esta receita sem pressionar o tofu, não posso garantir resultados crocantes. Você só deve pressionar tofu firme e extra firme – variedades mais macias vão desmoronar e quebrar.

Se você não possui uma prensa de tofu, não se preocupe. Você pode criar uma prensa improvisada: Coloque várias toalhas de papel ou uma toalha de cozinha dobrada em uma superfície plana, como um prato grande ou uma tábua de cortar.

Coloque o tofu escorrido por cima e cubra-o com outra camada de papel toalha ou uma toalha de cozinha dobrada. Coloque algo plano e pesado em cima para aplicar pressão.

Alguns amantes de tofu gostam de usar uma tábua de cortar e uma panela ou prato pesado coberto com um livro de receitas. Contanto que você tenha bastante material para absorver a água e peso suficiente em cima (mas não também muito peso), qualquer coisa vai funcionar.

Minha maneira favorita de pressionar o tofu

Para esta receita, coloco o tofu entre duas formas de pão e toalhas de papel ou toalhas de cozinha. Isso mantém o tofu seguro no lugar e garante que ele não caia, um problema que experimentei ao empilhar itens pesados ​​em cima do tofu.

Pressione o tofu por pelo menos 30 minutos ou até uma hora. Você pode fazer isso com até um dia de antecedência, reduzindo a preparação para meros minutos. Refrigere o tofu prensado bem embrulhado com filme plástico ou em um pequeno recipiente hermético. Quando for a hora de assar, seque com uma toalha de papel e prossiga com a receita.

Se sua dieta não permite alguns ingredientes ou você não tem algo em mãos, você pode:

  • Substitua o óleo de gergelim por um óleo mais neutro.
  • Substitua o óleo neutro por mais óleo de gergelim para obter um sabor mais noz.
  • Use aminoácidos líquidos em vez de molho de soja.
  • Deixe de fora o vinagre ou o açúcar.

Faça você mesmo

Este tofu crocante tem uma marinada simples que dá ao prato um sabor leve, mantendo-o bastante neutro. É fácil dar o seu próprio toque:

  • crioulo ou cajun: Troque o óleo de gergelim por um óleo mais neutro e adicione uma colher de chá de tempero crioulo ou cajun à panificação.
  • Apimentado: Troque o vinagre por sua escolha de molho picante. Adicione até 1/2 colher de chá de pimenta caiena à panificação para ainda mais calor. Sirva com mais molho picante.
  • Alho: Adicione 1/2 colher de chá de alho em pó à panificação.
  • Pimenta preta: Adicione até 1/2 colher de chá extra de pimenta preta moída na hora para tofu crocante de pimenta preta.

O que servir com tofu crocante

Para um jantar rápido e fácil, gosto de colocar o tofu no forno, cortar os buquês de brócolis, jogá-los com óleo e espalhá-los em uma assadeira. O brócolis assa ao mesmo tempo por cerca de 15 minutos. Então tudo que eu preciso é arroz e um molho delicioso, como este.