Segredos para preparar um bolo

Preparar um bolo

Muitos são os métodos e técnicas usados para preparar um bolo, desde os mais simples aos mais complicados. Mas o sucesso está em alguns pequenos cuidados, valiosos, e que fazem toda a diferença na hora do preparo.
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários para a preparação da receita. Independentemente da escolha pelo tipo de bolo, comece acendendo o forno e untando a fôrma. Quase todos os bolos crescem melhor quando assados logo após o preparo.

Quando for untar a fôrma, prefira o óleo. Além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. Unte uma fôrma como de costume, mas em vez de farinha, polvilhe-a com farelo de aveia ou de trigo para adicionar fibras e textura ao bolo. Polvilhe o fundo e as laterais da fôrma por igual.

Depois disso, comece o preparo da massa. Siga atentamente as instruções da receita que você escolheu. Lembre-se que cada pessoa tem um jeito diferente de cozinhar, por isso existem tantas variações de pratos da mesma receita. Se você optou por uma, vá em frente e prepare tudo como foi solicitado.

Dicas:

  • Ovos: eles devem, preferencialmente, ser utilizados na temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à receita, procure bater bem para que misture bem com os outros ingredientes.
  • Farinha e açúcar: os ingredientes secos do bolo devem ser sempre peneirados. Isso evita grumos na massa e garante leveza à receita.
  • Fermento em pó: deve ser um dos últimos ingredientes a ser adicionados à receita. Antes de usá-lo, verifique a data de validade. Se estiver com o prazo vencido ou mal acondicionado, não convém você utilizá-lo, pois certamente comprometerá no crescimento do bolo.

Se tiver dúvidas quanto as quantidades dos ingredientes indicados na receita, consulte nossa tabela de medidas.

Assando o bolo

O preparo de um bolo requer um cuidado especial que é com relação a temperatura do forno.
Cuide da temperatura do forno
Geralmente as receitas indicam a temperatura mais adequada para assar o bolo. Se a temperatura estiver muito alta, o bolo pode crescer mais no meio e rachar. Por precaução, deixe a temperatura do forno baiax ou moderada.

Para saber se o bolo está assado
A maneira mais fácil é fincar um palito no centro do bolo. Se a massa grudar no palito é porque ainda não está pronto. O palito sairá limpo se o bolo estiver cozido.

Para desenformar
Não é aconselhável desenformar o bolo ainda quente por causa do calor no interior. Se fizer isso, há muitas chances do seu bolo murchar. Deixe o bolo esfriar bem. Depois, passe uma faca na lateral interna da fôrma para soltar o bolo.

Recheios e Coberturas

preparar um bolo1
Até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. E se tiverem um acabamento caprichado, melhor ainda, pois podem até virar bolo de festa. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura.

Fonte: http://zip.net/bjqTSp