Carnes: Aprenda qual o preparo ideal para cada corte

Carnes Aprenda qual o preparo ideal para cada corte

Carnes: Veja quais são os preparos ideais para cada corte!

As carnes são utilizadas para o preparo de diversas receitas, porém muitas vezes ficamos na dúvida de qual corte é o ideal para cada receita. Pensando neste assunto, separamos alguns dos principais cortes e o uso mais comum de cada um para facilitar na hora do preparo daquela receita especial. Acompanhe!

Alcatra

A alcatra é uma carne macia e sem muita gordura, é ideal para o corte em bifes ou até mesmo para o preparo de picadinho, esta carne não necessita de muito tempo de cozimento.

Acém

O acém é um corte de carne relativamente magro e fica localizado na parte dianteira do boi. Este corte de carne pode ser utilizado, para ensopados, carne de panela e até mesmo como carne moída.

Contrafilé

O contrafilé é uma peça com uma capa de gordura lateral, sua carne é muito macia e suculenta. O preparo ideal para esta parte é em bifes, churrascos, grelhados e até mesmo medalhões.

Coxão duro

O coxão duro é uma parte um pouco mais rígida e com uma leve capa de gordura. Sendo ideal para o preparo de cozidos, molhos, carne moída e até mesmo bife e grelhados.

Coxão Mole

O coxão mole é uma peça mais magra e apesar do seu nome não é uma das peças mais macias, porém pode ser utilizada para bifes, carne moída, carne de panela.

Filé-Mignon

O Filé-Mignon é uma carne extremamente macia e magra, seu preparo ideal é como bifes grelhados, medalhões, estrogonofe, podendo também ser assado e grelhado.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne macia e suculenta, podendo ser preparada de diversas maneiras, como por exemplo, assada no forno, churrasqueira, ensopados, carne de panela, desfiada além de poder ser grelhada.

Lagarto

O lagarto é uma carne mais dura e sem gordura, seu preparo deve ser feito na panela de pressão, e fica muito bom como rosbifes e cozido com molho de tomate.

Paleta

A paleta é uma carne um pouco mais rígida e possui gorduras concentradas, seu preparo pode ser feito na panela de pressão, como carne moída e até mesmo assada.

Patinho

O Patinho fica localizado na parte traseira do boi, é uma carne magra, porém não tão macia quanto a alcatra. O patinho pode ser utilizado para bifes, sendo ideal para estrogonofes e por ser uma carne sem gordura fica muito boa moída.

Picanha

Número 1 em todo churrasco a picanha é uma carne macia com uma capa de gordura que a deixa mais suculenta e saborosa. É ideal para churrascos e na grelha, podendo até ser assada no forno.

Maminha

A maminha é a parte mais macia da alcatra e é também conhecida como ponta de alcatra, ela possui uma capa de gordura e é ideal para assar no forno, churrascos ou até mesmo grelhada.

Músculo

O músculo possui nervuras e é uma carne dura, seu preparo deve ser feito na panela de pressão para que ela fique bem macia e suculenta. Esta carne é ideal para cozidos, sopas e guisados.

E você como prepara estes cortes de carne? Comente abaixo quais seus pratos preferidos com estas carnes!