7 dicas para preparar bolos perfeitos

7 dicas para preparar bolos perfeitos

Você sempre desejou preparar bolos perfeitos e super saborosos mas sempre teve dificuldades? Seja para ganhar elogios em casa ou até mesmo para obter uma renda extra com a venda de bolos, é preciso muito mais do que caprichar nas receitas.

Pensando nisso, separamos a seguir 7 dicas secretas para você aprender a preparar bolos perfeitos e se destacar com essa atividade. Acompanhe os detalhes:

1- Conheça o seu forno

Sem dúvidas, o forno possui grande importância para se preparar bolos perfeitos e para isso, é fundamental que você o conheça com detalhes. Isto porque certos fornos possuem as chamas mais fortes ou mais fracos do que outros modelos e desta forma, você deverá testá-lo antes para se certificar qual é a temperatura equivalente a alta, média ou baixa.

2- Escolha a forma adequada

A escolha correta da forma para preparar o bolo também é um ponto muito importante. Como alguns bolos crescem mais do que outros, não existe uma regra a ser seguida na hora de escolher a forma. No entanto, você deve utilizar uma forma que preencha até a sua metade, pois acima disso, existe o risco do bolo derramar e arruinar sua receita.

Vale destacar que formas de vidro ou escuras, requer uma redução de 25 graus no forno em relação as formas prateadas.

3- Pese seus ingredientes

A grande maioria das receitas utilizam a “xícara” como unidade de medida para farinha, açúcar, achocolatado, entre outros. No entanto, se você deseja preparar um bolo perfeito, deve utilizar a medida em gramas, por ser mais precisa.

Se você ainda não possui uma balança de cozinha, vale a pena adquirir.

Caso tenha dificuldades com conversões de medidas, veja este post onde ensinamos as principais conversões.

4- Pré-aqueça o forno

Esta instrução está em praticamente toda receita de bolo, porém muita gente deixa de lado e acaba esquecendo deste detalhe. Se você colocar um bolo em um forno que não foi pré aquecido, o seu crescimento será afetado e a massa provavelmente ficará pesada. Portanto, pré aqueça seu forno 5 minutos antes de colocar o bolo para assar.

5- Dê tempo para o bolo assar

Muita gente quando coloca o bolo para assar, passa o tempo todo na frente do forno, abrindo-o para verificar se já está pronto. Neste caso, é muito importante não abrir a porta do forno antes do tempo estipulado que no geral é de 30 minuto.

Portanto, se você colocou um bolo para assar, arrume uma atividade de 30 minutos para conter sua ansiedade de abrir o forno antes do tempo. Vale lembrar que alguns bolos assam completamente por mais de 30 minutos e neste caso você deve apenas abrir o forno para se certificar se já está no ponto.

6- Prepare o bolo para a decoração

Após assar o bolo, é muito importante que você espere esfriar para desenforma-lo. Além disso, se você pretende utilizar coberturas e decorações, vale a pena deixá-lo na geladeira por 15 a 30 minutos. Isso fará com que as migalhes não se soltem ao aplicar a cobertura e assim você conseguirá preparar bolos perfeitos.

7- Cuidado com ingredientes

Esta é uma dica simples, porém muito válida para se preparar bolos perfeitos. Neste caso, recomenda-se os seguintes cuidados com os ingredientes:

  • Peneire a farinha e o açúcar. Isto ajudará a deixar a massa do seu bolo mais macia.
  • Separe os ovos um a um em uma tigela antes de colocá-los na mistura. Isto evita que você coloque na mistura, um ovo estragado acidentalmente.
  • Certifique-se de que os ingredientes estão na temperatura adequada conforme é informado na receita. Exemplo: leite morno não deve estar gelado e nem muito quente.

Dica Extra

Essa é uma dica bônus que consiste em um curso onde você vai aprender definitivamente a criar bolos perfeitos. Esse curso mostra na prática tudo o que você precisa saber para surpreender sua família, amigos ou até mesmo abrir um negócio própria com a produção de bolos maravilhosos.

Como preparar bolos perfeitos

Se você quer começar um negócio ou simplesmente preparar receitas incríveis, então esse curso é perfeito para você!

O curso é criado pela dedicada confeiteira Marcia Tozo, que ensinará você a criar maravilhosos e práticos Bolos no Pote, Tortas incríveis e os famosos Naked Cakes.

Ficou curioso? Confira o que vai encontrar no curso

E, para te ajudar a aprender preparar bolos perfeitos, este curso conta com receitas atualizadas, bônus especiais, dicas e truques e muito mais.

Quero aprender AGORA

Qualquer dúvida sobre as dicas ou sobre o curso, basta deixar um comentário.

  • claudia

    Olá Anne! Que bom que gostou das dicas. Para participar do curso, basta acessar o link na descrição do artigo, ou este link: http://www.cursobolosnopote.com.br/?ref=T3568545J
    Qualquer dúvida, deixe seu comentário. 🙂

  • Anne Cristina Alves

    Adorei essas dicas e estou muito interessada no curso, como faço pra participar?